Em trabalho conjunto, Light e Norven atuam na gestão regulatória das solicitações de conexão de Geração Distribuída

A Lei 14.300/2022, que entrou em vigor em 2022, estabeleceu o marco legal da Geração Distribuída (GD), abordando, entre outros assuntos, as diversas modalidades de desconto nas tarifas para as centrais geradoras. Com a publicação da REN 1.059/2023 da ANEEL, que regulamentou a Lei 14.300/2022, essas modalidades foram especificadas como GD I, GD II e GD III.

As unidades consumidoras pertencentes ao grupo GD I possuem direito adquirido, ou seja, dispõem das condições mais vantajosas de desconto nas tarifas. No entanto, para se qualificarem como tal, é necessário que tenham protocolado pedido de orçamento de conexão até o dia 07/01/2023, o que promoveu significativo aumento nas solicitações de orçamento de conexão no período compreendido entre a promulgação da Lei 14.300/2022 e a data limite para enquadramento como GD I. O desafio para atender essa grande quantidade de solicitações exigiu que as distribuidoras se reestruturassem e construíssem estratégias para lidar e equacionar os problemas decorrentes dessa corrida dos consumidores em busca da garantia do benefício.

Com o objetivo de ampliar os mecanismos de gestão e controle dos processos de emissão de orçamento de conexão, a Light contou com o apoio da Norven durante seis meses, num projeto denominado Outsourcing in loco. Além de todo suporte das equipes de regulação e TI da Norven, três engenheiros analistas trabalharam diretamente na Light em conjunto com as equipes das áreas de Atendimento Comercial e Planejamento da Expansão em atividades relacionadas aos requisitos regulatórios, com foco na celeridade do atendimento dos pedidos de orçamento de conexão.

Além das análises do processo de conexão, a Norven também atuou no desenvolvimento de painéis gerenciais em Power BI, elaboração dos planos de ações, atualização de normas técnicas, elaboração de procedimentos operacionais e revisão de instruções normativas.

O conhecimento regulatório e suporte da Norven foram fundamentais no estabelecimento de critérios para cumprimento dos objetivos da gestão dos processos de geração distribuída, além de contribuir para o aprimoramento contínuo dos procedimentos envolvidos nos processos de emissão de orçamento de conexão. A participação da Norven neste projeto destaca sua posição como um parceiro indispensável para enfrentar os desafios do setor elétrico.

2023 Copyright | Norven