Ao longo dos últimos meses, a Norven apoiou a ANEEL na fiscalização da BRR para definir as novas RAPs dos Contratos de Concessão de Transmissão de Energia Elétrica da CGT Eletrosul, que foram homologadas em 08 de julho.
Esta fiscalização marcou a implantação de uma inovação tecnológica pela ANEEL, a utilização pela primeira vez de um algoritmo Python para fiscalizar a BRR das Transmissoras, conhecido como BulldozeRR.
Para adoção deste sistema, a ANEEL estabeleceu formatos específicos dos arquivos e padronização das informações a serem entregues. A utilização deste sistema já está bastante consolidada nas Distribuidoras de EE, no entanto, devido à novidade para as Transmissoras, diversos desafios foram enfrentados ao longo do processo, tanto para a preparação das informações nos padrões indicados quanto para a validação das informações.
Neste processo da Eletrosul, a Norven analisou mais de 1.300 unidades modulares com investimentos significativos em diferentes contratos, que resultaram em uma base líquida de R$ 1,84 bilhão. A análise detalhada que fizemos das bases de dados das transmissoras contribuiu com o aprimoramento do processo de fiscalização junto à ANEEL pois possibilitou a criação de critérios e análises que poderão ser utilizados em todos os novos processos de fiscalização.
A experiência com esse formato de fiscalização revelou a necessidade de ferramentas de controle e gestão das bases de dados das Transmissoras conforme solicitado pela ANEEL, além de reforçar o direcionamento da Agência para automatização e evolução do processo de fiscalização.
Ainda existem muitos desafios na gestão das informações contábeis e regulatórias pelas Transmissoras e a Norven continuará criando soluções para apoiar as transmissoras para melhorar a qualidade, eficiência e confiabilidade do processo.
O uso de tecnologias avançadas e o controle adequado dos ativos são essenciais para alcançar as melhorias desejadas pela ANEEL no próximo ciclo de revisão, para isso, conte com a Norven.