Em parceria com a ABRADEE, Norven cria simulador do Banco de Preços Referenciais (BPR)

Em 06/2022 e 05/2024, as distribuidoras de energia elétrica enviaram à ANEEL as informações sobre os investimentos realizados entre 2018 – 2021 e 2022 – 2023, respectivamente, para atualização dos valores do Banco de Preços Referenciais (BPR), conforme previsto na Agenda Regulatória.

Para conhecer antecipadamente os resultados, a Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (ABRADEE) solicitou à Norven a realização dos cálculos dos novos valores do Banco de Preços Referenciais (BPR), com base na metodologia definida na Nota Técnica nº 63/2020 da ANEEL. Durante a análise dos resultados, as distribuidoras identificaram diversos fatores que impactaram significativamente os valores apurados, como os investimentos realizados no contexto da pandemia de COVID-19 e os efeitos econômicos decorrentes do conflito entre Rússia e Ucrânia, iniciado em fevereiro de 2022. Fatores como esses se manifestaram de forma distinta entre regiões, grupos econômicos e concessionárias. Diante desse cenário, para que os valores de referência do BPR refletissem adequadamente o contexto atual e permitissem que cada distribuidora avaliasse com precisão os efeitos sobre seus investimentos, tornou-se necessária a análise de múltiplos cenários.

Diante disso, ao invés de apenas apresentar os resultados dos cenários, a Norven desenvolveu para a ABRADEE um simulador online, para que as associadas possam realizar quaisquer simulações de cenários e análise dos resultados, com total autonomia, praticidade e muita performance.

   

A iniciativa fornece às distribuidoras condições de aprofundar a compreensão sobre os dados enviados para a ANEEL e os impactos da aplicação do novo BPR (responsável pela valoração de cerca de 70% dos ativos de distribuição), especialmente em um momento marcado por discussões relevantes sobre o aprimoramento regulatório e pelo longo período sem atualizações do BPR.

Ao longo do processo de simulação dos valores de BPR nós identificamos uma série de desafios, principalmente por conta do volume de dados e a necessidade de tratamento dessas informações enviados pelas distribuidoras à ANEEL. Para superar esses desafios, foram necessárias ferramentas específicas de processamento e de conhecimento especialista sobre BRR do setor elétrico — exatamente a combinação de especialidades da Norven.

Foram analisados mais de setenta arquivos fornecidos pela ABRADEE, correspondentes a 41 concessionárias, cobrindo os investimentos realizados pelas empresas durante o período de 2018 a 2023. A junção de todas as informações resultou em uma base com mais de 10 milhões de registros, somando um investimento superior a R$ 100 bilhões de reais.

Para a manipulação dos dados, utilizamos o HEXA — nosso sistema de Gestão da Base de Remuneração Regulatória (BRR) — juntamente com ferramentas em Python e frameworks para desenvolvimento de interfaces web. Foram previamente identificadas inconsistências, como problemas de codificação (encoding), quebras de linha, caracteres indevidos e ausência de informações relevantes para o processamento do cálculo, permitindo que as distribuidoras validassem os dados a fim de atender integralmente o padrão da ANEEL.

Simplificação e Inovação

Após a validação dos dados e da construção do “motor de cálculo”, que executa todos os procedimentos indicados pela ANEEL para cálculo dos valores do BPR, e da verificação dos resultados, nós nos dedicamos ao desenvolvimento do Simulador BPR, uma ferramenta construída inteiramente em Python, com interface web.

A aplicação permite simulações com recortes por período, escolhas de concessionárias e aplicação de filtros, conferindo uma vasta variabilidade de cenários. A plataforma conta com um sistema de login único, necessário para confidencialidade dos dados de cada um dos grupos econômicos participantes da análise, assim, a visualização dos impactos é exclusiva para cada grupo correspondente ao usuário autenticado.

O Simulador BPR favorece previsibilidade de resultados e, sobretudo, qualifica o debate técnico sobre aspectos de melhoria quanto a metodologia de cálculo do BPR. A ferramenta permite também a realização de análises estruturadas que auxiliam no entendimento dos efeitos do novo BPR, favorecendo diálogo com fundamentação técnica entre os agentes do setor.

O Simulador BPR desenvolvido pela Norven se traduz em uma simplificação personalizável que amplia o entendimento sobre a aplicação do BPR e propicia análises aprofundadas para a identificação de inconsistências e pontos de melhoria, reforçando nosso compromisso com a inovação e simplificação de processos complexos, contribuindo efetivamente para a modernização do setor elétrico brasileiro.

2023 Copyright | Norven