Política de Privacidade
Política de Privacidade
Especialista em dados complexos e soluções tecnológicas, a NORVEN leva a PRIVACIDADE a sério. Nosso objetivo é fornecer informações claras e acessíveis, garantindo total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – Lei n 13.709/2018. Isso inclui visitantes do website, clientes e todos que interagem com nossas soluções.
Os dados pessoais são considerados valiosos e devem ser preservados e tratados de forma apropriada e transparente. Com essa premissa, a Norven desenvolveu este Aviso de Privacidade, proporcionando uma compreensão clara das práticas ao lidar com os dados pessoais compartilhados por meio de diversas interações.
- Qual a finalidade e a quem se destina este Aviso de Privacidade?
- Definições para melhor compreensão
- Como seus dados pessoais são coletados pela Norven?
- Como utilizamos os seus dados pessoais?
- Quer trabalhar conosco? Saiba mais sobre a proteção dos seus dados durante o nosso processo seletivo!
- Ao navegar em nosso site, coletamos cookies. Saiba mais abaixo:
- Por quanto tempo armazenamos seus dados pessoais?
- Como cuidamos das suas informações?
- Com quem compartilhamos seus dados pessoais?
- Transferência internacional de dados
- Direitos dos titulares de dados pessoais
- Nossa responsabilidade
- Encarregado de dados pessoais (Data Protection Officer)
- Canal de comunicação
A finalidade deste Aviso de Privacidade é expor a vocês, titulares de dados, como coletamos, armazenamos e utilizamos os seus dados pessoais, a depender do tipo de interação realizada conosco.
Este Aviso se destina a todas as pessoas que interagem conosco em quaisquer das nossas soluções ou serviços, como, por exemplo, as seguintes: clientes, contratantes dos nossos sistemas ou usuários, fornecedores ou prestadores de serviço (pessoa física), representantes legais de fornecedores e candidatos a compor o time da Norven.
É neste documento que também iremos informar a todos os terceiros interessados no tema, como órgãos e autoridades competentes, organismos de defesa da privacidade, órgãos de defesa do consumidor, investidores, imprensa, dentre outros.
Destacamos que o presente Aviso de Privacidade se aplica igualmente a todos os serviços e produtos oferecidos pela Norven, sejam impressos ou digitais, por meio do nosso site ou presencialmente. Esperamos que ele possa esclarecer as suas dúvidas em relação ao cuidado que empregamos no tratamento das suas informações, além de elucidar quais são os seus direitos e como exercê-los.
- Dado Pessoal: Informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável, ou seja, é qualquer informação que possa lhe identificar direta ou indiretamente como indivíduo, por isso precisamos tratá-la com segurança. Exemplos de dados pessoais incluem nome, endereço de e-mail, telefone, CPF, endereço de IP etc. Dados pessoais sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural são considerados dados pessoais sensíveis, e precisam ser tratados com ainda mais cuidado pelas organizações.
- Titular de Dados: Pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento, ou seja, você, pessoa física.
- Controlador: Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais. No caso, nós, a Norven.
- Operador: Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem compete prestar serviço e tratar os dados pessoais conforme as instruções do Controlador.
- Tratamento: Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
- Encarregado de Dados (DPO): Pessoa física ou jurídica indicada para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
- Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD): Trata-se da Lei nº 13.709/2018 – conhecida popularmente como “LGPD” -, que estabelece regras e princípios sobre coleta, armazenamento, compartilhamento e eliminação de dados pessoais, atribuindo mais proteção e autonomia aos titulares desses dados.
Como titular de dados pessoais, é muito importante que você tenha ciência sobre como tratamos os seus dados pessoais, ou seja, como os coletamos e como eles são utilizados, compartilhados e protegidos. Veja abaixo uma listagem das nossas fontes de coleta.
- Sites da Norven: Através dos nossos sites oficiais operados sob nossos domínios/URL, como o https://norven.com.br/ e páginas comerciais que mantemos em redes sociais, como o Instagram e LinkedIn.
- Interações com anúncios: Através da interação em qualquer um de nossos anúncios, como em sites de terceiros, redes sociais, landing pages, etc.
- E-mail, mensagens de texto e demais mensagens eletrônicas: Interações que realizamos com você como comunicações eletrônicas enviadas pela empresa por e-mail, WhatsApp ou recebimento de documentação por estes meios.
- Formulários de registro: Documentos impressos e similares através dos quais solicitamos os seus dados pessoais.
- Contratos: Na celebração de um contrato.
- Fale conosco: Quando você entra em contato através de algum de nossos canais de atendimento ao cliente.
- Diretamente dos indivíduos: Em situações em que seus dados são fornecidos espontaneamente por você para atividades específicas ou capturados diretamente, como informações audiovisuais e fotografias.
Ainda é importante lembrar que a Norven é uma empresa de soluções tecnológicas e, portanto, alguns dados pessoais nós tratamos na condição de operadores e eles podem ser coletados por nossos clientes.
A partir das interações realizadas conosco, alguns dados pessoais podem ser coletados e tratados pela nossa equipe. Aqui, você pode visualizar quais são esses dados e as principais finalidades para as quais utilizamos as suas informações.
Para analisar desempenho do cliente na plataforma, implantação do sistema, atendimento a chamados, disponibilização de plataforma de teste, montagem e envio de equipamentos, realizar teste em produção, identificação de oportunidades de melhoria/correção do sistema e oferecer suporte técnico em banco de dados, podemos tratar os seguintes dados pessoais:
- Representante legal do cliente: Nome completo, E-mail, Número de telefone celular, Endereço profissional, Empresa/entidade e Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF).
- Usuário (cliente): Nome completo, E-mail, Função/cargo, Número de telefone celular e comercial, Endereço IP, Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF), Localização geográfica e Empresa/entidade.
- Clientes (PJ): Nome completo, E-mail, Números de telefone celular, Endereço residencial e profissional e Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF).
- Clientes (PF): Nome completo, E-mail, Números de telefone celular, Endereço residencial e profissional e Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF).
Para contato com prospects, podemos tratar os seguintes dados pessoais:
- Nome completo, E-mail e Números de telefone (fixo e celular).
Para ativação de conta/chamados, avaliação do rastreamento, gestão de entrega e suporte ao cliente, podemos tratar os seguintes dados pessoais:
- Clientes: Nome completo, E-mail, Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF), Números de telefone, Endereço e Assinatura.
- Representante legal do cliente: Nome completo, E-mail, Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF), Números de telefone.
- Usuário (cliente): Nome completo, E-mail, Endereço IP, Login e Números de telefone, Função/cargo.
Para feedback pós-venda, prospecção de leads, e-mail marketing e comunicados, podemos tratar os seguintes dados pessoais:
- Representante legal do cliente: Nome completo, Números de telefone e E-mail.
- Possíveis clientes: Nome completo, E-mail, Número de telefone celular e Conta nas redes sociais.
- Clientes: Nome completo, Números de telefone e E-mail.
Para negociação e elaboração contratual e gestão de contratos, podemos tratar os seguintes dados pessoais:
- Representante legal do cliente: Nome completo, E-mail, Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF), Números de telefone, Endereço profissional, Assinatura, Data de nascimento, Filiação, Fotografia e Naturalidade.
- Clientes: Nome completo, Endereço residencial, Números de telefone (fixo e celular), E-mail, RG e Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF).
- Fornecedores: Nome completo (Representante legal), E-mail, Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF), Estado civil, RG, Assinatura, Nacionalidade, Números de telefone e Profissão.
Para cálculo de impostos, controle contábil e gestão financeira, podemos tratar os seguintes dados pessoais:
- Clientes: Nome completo, Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF), Endereço residencial, RG e E-mail.
- Representante legal do cliente: Nome completo e Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF).
Para treinamento e demonstração comercial e supervisão dos departamentos, podemos tratar os seguintes dados pessoais:
- Clientes: Nome completo, E-mail, Informação de áudio, Informação de vídeo, Filiação, Endereço profissional, CEP, E-mail e Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF).
- Representante legal do cliente: Nome completo, E-mail, Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF), Endereço profissional, CEP, Cidade, Estado e Empresa/entidade.
- Usuário (cliente): Nome completo, Informação de áudio, Informação de vídeo, E-mail, Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF) e Informações de contato.
- Contratante: Nome completo e Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF).
- Possíveis clientes: Nome completo e E-mail.
- Futuros funcionários: Nome completo, Data de nascimento, Fotografia, Gênero, Grau de instrução, Experiência profissional anterior e E-mail.
Para atender solicitação dos titulares, podemos tratar os seguintes dados pessoais:
- Nome completo, CNH, Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF), Email, Nome completo, Endereço residencial, Números de telefone e RG.
Para gerência de benefícios, podemos tratar os seguintes dados pessoais:
- Filhos dos funcionários: Nome completo, Cadastro de Pessoa Física do Brasil (CPF), Certidão de nascimento, Data de nascimento, Filiação, Carteira de vacinação, Certidão de frequência escolar, Nacionalidade, Naturalidade e Sexo.
Quando você participa do nosso processo seletivo e envia seu currículo por e-mail, poderemos tratar os dados abaixo relacionados para a finalidade de recrutamento no nosso Departamento Pessoal e de Recursos Humanos e para realizar entrevista final.
Para processo seletivo, podemos tratar os seguintes dados pessoais:
- Nome completo, Fotografia, Gênero, Grau de instrução, Experiência profissional anterior, Função/cargo, E-mail, Número de telefone celular, Data de nascimento.
O que são cookies?
Cookies são pequenos arquivos que são inseridos no seu navegador (Chrome, Mozilla, Internet Explorer etc.) ou dispositivo móvel, que permitem ativar funcionalidades através da coleta de informações básicas sobre você ou seu dispositivo. Informamos que fazemos uso de cookies em nossos sites.
Eles permitem que o nosso site reconheça o seu dispositivo em uma próxima visita, agilizando, assim, a navegação. Adotamos o termo “cookies” neste Aviso de Privacidade para fazer referência a todos os arquivos que recolhem informações com a finalidade de “memorizar” as ações do usuário ou suas preferências.
É por causa de cookies, por exemplo, que você vê anúncios de coisas que você já procurou quando visita sites de mídias sociais, notícias e mais.
Qual a finalidade da coleta de cookies?
Os cookies são utilizados para auxiliar a estabelecer a utilidade, o interesse e o nível de aproveitamento do site de modo a possibilitar uma navegação mais rápida, eficiente e intuitiva, afastando-se a necessidade de inserir repetidamente as mesmas informações por parte do usuário.
Quais tipos de cookies coletamos?
Cookies estritamente necessários
Estes cookies são necessários para que os nossos sites funcionem e que os recursos essenciais sejam explorados, por isso não podem ser desabilitados pelos usuários. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como: definir as suas preferências de privacidade; iniciar sessão ou preencher formulários.
Conforme explicaremos melhor abaixo, é possível configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes dos websites não funcionarão. Ressaltamos que esses cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.
Cookies de análise
De desempenho:
São cookies que nos permitem estimar visitas e fontes de tráfego para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso site. Eles nos ajudam a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os usuários se movimentam pelos sites. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anônimas. Caso não permita estes cookies, não saberemos quando visitou os nossos sites.
Cookies de marketing
De publicidade:
Estes cookies podem ser inseridos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Não armazenam diretamente informações pessoais, porém são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.
De redes sociais:
Estes cookies são estabelecidos por uma série de serviços das redes sociais que adicionamos ao website para permitir que possa partilhar o nosso conteúdo com os seus amigos e conhecidos. Eles são capazes de rastrear a sua navegação por outros websites e criar um perfil sobre os seus interesses. Isso pode afetar o conteúdo e as mensagens que vê em outros sites que visita. Se não permitir estes cookies, talvez não consiga usar ou ver essas ferramentas de partilha.
Como recusar ou desabilitar cookies?
Os navegadores permitem ao usuário aceitar, recusar ou desabilitar cookies, especificamente através da seleção das definições apropriadas no respectivo navegador.
Caso siga pelas próprias configurações do navegador, deverá configurá-los através do menu “opções” ou “preferências” ou instalar plug-in que realize essa funcionalidade.
Informamos que os cookies estritamente necessários estarão sempre ativos em razão de suas funcionalidades, visto que, sem eles, o site poderá não funcionar corretamente.
No que se refere aos cookies de marketing e de análise, ao entrar no nosso site irá se deparar com um pop-up de gestão de cookies, na qual permitirá também que você, visitante do site, realize o controle sobre quais dos cookies deseja aceitar ou recusar.
Consentimento para tratamento de cookies. Quando é necessário?
Nos casos em que os cookies forem de publicidade, nós pediremos seu consentimento na sua primeira visita ao site (considerada a partir de cada dispositivo que utilizar).
Em se tratando de cookies estritamente necessários, estes, como o nome indica, precisam estar ativados para funcionamento da plataforma. Já os cookies de análise, tais como de desempenho ou funcionalidade, por sua vez, tratamos com base no legítimo interesse, dando a você a opção de solicitar a não utilização deles posteriormente (opt-out).
Os dados pessoais serão tratados enquanto durar a finalidade originária informada, se não persistir outra finalidade legítima.
Interessado(a) em saber o prazo específico para cada categoria de dados? Sem problemas! Esta informação encontra-se à sua disposição, basta entrar em contato conosco pelo nosso canal de comunicação disponibilizado ao final deste Aviso de Privacidade.
Prezamos pela segurança dos seus dados pessoais, por isso implementamos medidas técnicas e organizacionais para aprimorar a segurança e proteção dos dados pessoais que tratamos.
Tais medidas são realizadas a fim de proteger as informações de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão, baseadas nas melhores práticas de mercado. Informamos que a Norven emprega todos os esforços para manter a integridade e a confidencialidade das informações que são fornecidas.
O compartilhamento das suas informações poderá ocorrer com:
- Fornecedores e/ou parceiros para possibilitar a operacionalização das nossas atividades de negócios essenciais para suporte aos nossos serviços oferecidos.
- Órgãos, entidades, e/ou autoridades públicas, como cumprimento de obrigação legal ou mediante eventual ordem judicial.
Poderemos realizar transferências de dados pessoais para outros países, principalmente no que se refere a atividades que envolvam serviços de armazenamento em nuvem e e-mail.
Ressaltamos que, nesses casos, sempre escolhemos empresas cujos servidores estejam em países com nível de adequação à proteção de dados pessoais semelhante ao exigido pela LGPD, preferencialmente reconhecido assim pela ANPD ou conforme permissivos do art. 33 da LGPD, para proporcionar maior segurança aos seus dados.
Você conhece quais são os seus direitos previstos em Lei? Abaixo relacionamos quais são os direitos que você pode exercer, em conformidade com a LGPD.
- Confirmação sobre tratamento de seus dados pessoais: Este direito permite que você possa requisitar e receber uma confirmação sobre a existência de tratamento de seus dados pessoais pela Norven.
- Correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados: Este direito proporciona a correção e/ou retificação dos dados pessoais, caso identifique que alguns deles estão incorretos ou desatualizados.
- Anonimização, bloqueio ou eliminação dos dados pessoais desnecessários, excessivos ou tratados de forma incorreta: Este direito permite que você solicite a anonimização, o bloqueio ou a eliminação dos dados pessoais da base de dados da Norven. Os dados poderão ser anonimizados, bloqueados ou eliminados quando assim requisitado ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para a prestação de serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual necessidade de retenção dos dados pessoais para o cumprimento de uma obrigação legal ou para resguardo de direitos da empresa e de terceiros.
- Portabilidade dos dados pessoais: Será viabilizada a portabilidade dos dados quando essa opção tiver sido regulamentada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e for aplicável à realidade da organização.
- Não fornecer ou revogar o consentimento a qualquer tempo: Nos casos em que requerermos o seu consentimento para coleta de algum dado, você poderá pedir informação sobre a possibilidade de não o oferecer, e as consequências dessa negativa, caso concedido, permite que, posteriormente, você possa revogar o consentimento, bem como requerer a eliminação desses dados.
- Se opor a determinado tratamento de dados pessoais: Você também tem o direito de se opor a determinadas finalidades de tratamento. Em certos casos, a Norven pode demonstrar motivos legítimos, seus ou de parceiros, para tratar os dados pessoais em questão, se, por exemplo, sejam estritamente essenciais para a prestação dos nossos serviços.
A Norven reconhece as responsabilidades que lhe são atribuídas na condição de controlador de dados pessoais, sendo estas as responsabilidades de mantê-los seguros, além de tratá-los em conformidade com as normas aplicáveis, e nos limites informados a você, cuidando para que terceiros apenas os acessem nas hipóteses aqui previstas.
Prezamos pela transparência e informamos, desde já, que iremos cumprir com todo o conteúdo deste Aviso de Privacidade, assegurando a privacidade e segurança dos seus dados pessoais, assim como o atendimento aos seus direitos como titular de dados.
Informamos que o Encarregado pelo tratamento de dados pessoais é o responsável por supervisionar quaisquer questões relacionadas ao presente Aviso de Privacidade, sendo estas o gerenciamento das solicitações de direitos e comunicação com titulares de dados, assim como eventuais diálogos com a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e demais órgãos ou entidades públicas.
Foi nomeado o Sr. Agnel Járede Cardoso Soares, e-mail corporativo privacidade@norven.com.br, para atuar como Encarregado(a) pelo Tratamento de Dados Pessoais no âmbito das atividades realizadas por esta organização.
Conforme previsto no art. 41 da LGPD e regulamentado pela Resolução CD/ANPD nº 18/2024, o Encarregado exercerá as seguintes funções:
- Aceitar reclamações e comunicações dos titulares, prestar esclarecimentos e adotar providências cabíveis;
- Receber comunicações da ANPD e adotar providências;
- Orientar os funcionários e os contratados do agente de tratamento a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais; e
- Executar as demais atribuições determinadas pelo agente de tratamento ou estabelecidas em normas complementares.
- Registrar e comunicar incidente de segurança;
- Registrar as operações de tratamento de dados pessoais;
- Elaborar, quando necessário, relatório de impacto à proteção de dados pessoais;
- Monitorar mecanismos internos de supervisão e de mitigação de riscos relativos ao tratamento de dados pessoais;
- Monitorar medidas de segurança, técnicas e administrativas, aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito;
- Apoiar em processos e políticas internas que assegurem o cumprimento da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, e dos regulamentos e orientações da ANPD;
- Auxiliar e revisar instrumentos contratuais que disciplinem questões relacionadas ao tratamento de dados pessoais;
- Auxiliar a organização a cumprir regras de boas práticas e de governança e de programa de governança em privacidade, nos termos do art. 50 da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018;
- Orientar a organização para que produtos e serviços que adotem padrões de design compatíveis com os princípios previstos na LGPD, incluindo a privacidade por padrão e a limitação da coleta de dados pessoais ao mínimo necessário para a realização de suas finalidades; e
Orientar em outras atividades e tomada de decisões estratégicas referentes ao tratamento de dados pessoais.
Agradecemos por ler nosso Aviso de Privacidade!
Esse Aviso poderá sofrer alterações de tempos em tempos, mas manteremos você informado em caso de mudanças relevantes.
Caso tenha alguma dúvida ou queira exercer qualquer direito relacionado aos seus dados pessoais, entre em contato com o nosso Encarregado de Proteção de Dados pelo canal de comunicação: privacidade@norven.com.br ou CLIQUE AQUI
Informamos que no ato da solicitação, poderemos pedir dados pessoais complementares, os quais serão utilizados pela Norven estritamente para confirmação e verificação de identidade do titular de dados.
Pedimos que não utilize o canal acima para solicitações relacionadas a produtos, reclamações ou sugestões. Use os canais de atendimento ao cliente. Esse é EXCLUSIVO PARA ATENDER A LGPD.
Última atualização em 27 de janeiro de 2025.